quinta-feira, 6 de março de 2014

Telecomunicações

O QUE É TELECOMUNICAÇÕES?

As telecomunicações constituem um ramo da engenharia elétrica que contempla o projeto, a implantação e a manutenção dos sistemas de comunicações. A principal finalidade das telecomunicações é suprir a necessidade humana de se comunicar à distância. É comum o prefixo tele ser omitido e, com isto, usar-se a palavra comunicações.

A priori, todas as informações recebidas geram uma resposta do destinatário ou pelo menos uma confirmação de recebimento. Por este motivo, a palavra é sempre grafada no plural: telecomunicações.

(Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecomunica%C3%A7%C3%B5es)



A história da telecomunicação.

Telecomunicação significa transmissão a longa distância, seja ela for por voz, ou por sinais elétronicos.


TELÉGRAFO

A primeira grande inveção da história, foi o telégrafo, inventado por Samuel Morse, no ano de 1840. O telégrafo foi o principal meio de comunicação, antes do telefone. ele era um transmissor que transmitia dados de longa distância em códigos, pra que fossem mais rápido as transmissões. O objetivo era transmitir mensagens, em grandes distâncias. O telégrafo foi o unico meio de comunicação a longa distância nos séculos XIX e o começo do século XX, ele foi muito utilizado por governos, indústrias, etc...




INVENÇÃO DO TELEFONE

O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. Sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos


Telefone de 1906
Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar). Bell tinha a intenção de aperfeiçoar seu “telégrafo harmônico”, aparelho com o qual pretendia transmitir em código Morse de seis a oito mensagens simultâneas. Foi assim que Graham Bell chegou àquela oficina, procurando suporte tecnológico para sua invenção, e começou a trabalhar com Watson. Mais adiante, Bell disse a Watson estas palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.” Esta foi a chave do invento que viria a se chamar telefone.
Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares.







MICROONDAS

As micro-ondas (pré-AO 1990: microondas) são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.
Nota: acima dos 300 GHz, a absorção da radiação eletromagnética pela atmosfera da Terra é tão grande que a atmosfera é praticamente opaca para as frequências mais altas, até que se torna novamente transparente na, assim chamada, "janela" do infravermelho até a luz visível.


Um forno de micro-ondas usa um gerador de micro-ondas do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz para cozinhar os alimentos. As micro-ondas cozinham os alimentos, fazendo com que as moléculas de água e outras substâncias presentes nos alimentos vibrem. Esta vibração cria um calor que aquece o alimento. Já que a maior parte dos alimentos orgânicos é composta de água, este processo os cozinha facilmente.



RAIOS ULTRAVIOLETA


A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.
A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).
No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.
As faixas de radiação não são exatas. Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.
Seu efeito bactericida a torna utilizável em dispositivos que mantêm a assepsia de certos estabelecimentos.
Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos. Também é utilizada para apagar dados escritos em uma memória eletrônica EPROM.
Muitas substâncias, quando expostas à radiação UV, se comportam de modo diferente de  quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescentes. Este fenômeno se dá pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. Ao retornar a seus níveis normais (níveis de energia), o excesso de energia é reemitido sob a forma de luz visíalizar      

RAIOS X                                                                                                                                                

Comprimento de onda: 1 nm a 5 pm
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ångström (5 pm) até dezenas de ångström (1 nm).
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen.
A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.



Uso excessivo do computador pode causar sérios problemas

É cada vez mais comum crianças em idade pré-escolar já usarem o computador. Os pais e irmãos mais velhos usam, sendo automático o uso pela criança pequena, movida pela imitação e curiosidade natural. Torna-se um brinquedo simplesmente irresistível para uma criança, mas é necessário avaliar essa interação.
 Equilíbrio no uso do tempo e bom senso na seleção das matérias, parecem ser os principais aspectos a serem observados e trabalhados junto aos filhos.

Dados de uma pesquisa inédita sobre segurança na internet mostram que 53% das crianças e dos jovens tiveram contato com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade na web.
Os sites de relacionamento são os mais acessados pelo público jovem, com 80% da preferência. A pesquisa revelou ainda que 64% dos jovens usam a internet no próprio quarto. “A criança se arrisca menos quando o computador é utilizado em área comum da casa”, afirmam orientadores educacionais e psicólogos.

Se os pais perceberem exageros, devem tentar desviar gentilmente as atividades da criança para outras coisas, entre elas as que envolvam movimento do corpo tais como a natação, ping-pong, caminhadas e esportes em geral.
É bom ficar de olho também no uso dos videogames, nas longas sessões de programas infantis de televisão pelos riscos que podem trazer à saúde ocular das crianças. Se observar algum sintoma de irritabilidade ou dificuldade da criança neste aspecto é indispensável uma consulta imediata para orientação de um oftalmologista, pois as crianças, na maioria das vezes, se acomodam a pouca distância dos aparelhos e isso pode interferir na saúde visual, além de provocar outros sintomas desagradáveis, entre eles, dores de cabeça constantes e a preguiça mental. Podem conseqüentemente prejudicar sensivelmente o rendimento escolar das crianças.

Os sintomas de alerta, que podem também atingir os adolescentes, são dores nas mãos e punhos, podendo afetar os tendões, fadiga, comportamento agressivo, cefaléia e dores no abdômen, na coluna e no tórax; e outras, como a obesidade, por falta de atividades físicas e excesso de alimentos, ou a anorexia, pelo desinteresse com as refeições.
Uma dica genérica aos pais é que imponham limites: no máximo duas horas diárias para uso do equipamento e dos videogames. Também devem orientar a criança quanto à postura correta, estimular descansos de dez minutos a cada hora de uso do computador - tomar um lanche na cozinha, ou fazer algum “favor” em outro cômodo da casa, ou mesmo fazendo exercícios de alongamento e relaxamento dos braços, punhos, mãos e colunas. Por isso, segundo psicólogos, é importante o “estabelecimento de um diálogo constante, com acompanhamento da navegação, sempre que possível.”


























Um comentário: