segunda-feira, 17 de março de 2014

Placas Tectônicas

Ondas 

Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), com velocidade definida. Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam.


Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda)



Placas Tectônicas

Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido. 
De acordo com a teoria tectônica de placas, as placas litosféricas deslizam e às vezes colidem entre si em uma velocidade que oscila entre 1 e 10 cm/ano. Os movimentos realizados por elas são distintos e variados, a seguir os principais:

Movimento de convergência: ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto.

Movimento de afastamento: consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.

Movimento de colisão e soerguimento: corresponde ao choque entre duas placas litosféricas, as camadas de rochas elásticas dão origem às cadeias de montanhas, em diversas vezes vulcânicas, com essa característica de formação temos as cordilheiras dos Andes e o Himalaia.

Movimento de deslizamento: é responsável, em certos casos, pelos abalos sísmicos, ocorre pelo fato de uma placa se locomover sobre a outra.


 

                                                    Retirado do site: http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/    


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo2.php

Ondas Sismicas

O que são ondas sísmicas?
As ondas sísmicas são movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia  no foco sísmico.

Que tipos de ondas sísmicas existem?
Existem dois tipos de ondas sísmicas, sendo que umas são chamadas ondas de volume ( de profundidade) que podem ser longitudinais ou primárias (P)e ondas transversais ou secundárias (S), e outras que se denominam ondas superficiais, que podem ser ondas de Love  e ondas de Rayleigh, sendo assim no total originam-se quatro tipos de ondas sísmicas.

Como se propagam as ondas sísmicas?
As ondas Primárias propagam-se através dos líquidos, sólidos e dos gases e a sua propagação pode ser comparada à das ondas sonoras. A sua propagação produz-se por uma série de impulsos alternados de compressão e de distensão através das rochas, havendo, assim variações do volume do material. Estas ondas deslocam-se no sentido da propagação da onda, (paralelamente).
As ondas S propagam-se nos sólidos mas não nos líquidos e o seu comportamento pode ser comparado ao das ondas luminosas. São mais lentas que as anteriores,  pelo que chegam ás estações sismográficas com atraso variável em relação ás ondas P. Estas ondas provocam mudança da forma do material, mas não do volume. As ondas S deslocam-se num plano perpendicular á direcção de propagação.
As ondas love e Rayleigh, tal como as S são ondas transversais, resultantes das interferências entre as ondas S  e entre as ondas S e P, respectivamente. em que as partículas constituintes dos materiais rochosos vibram perpendicularmente á direcção de propagação da frente da onda. As ondas sísmicas Rayleigh descrevem trajectórias elípticas semelhantes às vagas do mar. São as ondas mais lentas, mas simultaneamente as mais destruidoras.


Choque de placas

1 - Falhas Transformantes
São as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra. O atrito entre elas guarda muita tensão, que pode causar terremotos. Um exemplo dessa falha é a de San Andreas, que corta a costa da Califórnia e o litoral oeste do México.

2 - Placas convergentes 1
Essas são as placas que vão uma de encontro à outra. A placa mais densa mergulha para baixo da menos densa. É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas. Os Andes, por exemplo, nasceram do choque entre duas dessas placas, a oceânica de Nazca e a continental Sul-Americana. As regiões onde esse tipo de choque ocorre são suscetíveis a terremotos.

3 Placas divergentes
Diferente das demais, as placas convergentes são as únicas que se afastam. Pela falha aberta na crosta pode escapar magma, dando origem a ilhas vulcânicas. O oceano Atântico é coryado por uma falha desse tipo, que está afastando a América do Sul da África.

4 Placas convergentes 2
Quando as placas têm a mesma densidade, elas fazem o movimento das placas convergentes 2, ou seja, chocam-se e se comprimem. O Himalaia, por exemplo, é resultado do choque entre as placas Euro-Asiática e Indiana.


A escala Richter

Até 1979, a intensidade dos terremotos era medida através da conhecida escala Richter, mas em 1979 ela foi substituída pela escala de magnitude momentânea, de sigla Mw. Na prática, entretanto, os resultados são muito aproximados. Da mesma forma que a escala Richter, a Mw também mede a energia liberada pelos terremotos e também é uma escala logarítmica. Isso significa que os números da escala medem fatores de 10. Assim, um terremoto que mede 4 graus tem 10 vezes mais amplitude que um que mede 3 graus e 100 vezes maior que um que mede 2.
Quanto maior a magnitude de um terremoto, maior sua energia e capacidade de destruição, mas os efeitos dependem de vários fatores, entre eles a distância, profundidade, condições do terreno e tipo de edificações. De modo geral, os sismos são classificados da seguinte forma:

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEISQUANTIDADE POR DIA
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registrado. +/-1000 por dia
Pequeno3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro4,0-4,9 Tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos.+/- 800 por ano
Forte6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilômetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilômetros.+/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilômetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registrado x

A Mw é uma escala infinita e pode inclusive apresentar números negativos. No entanto, as forças naturais envolvidas limitam o topo da escala em aproximadamente 10, já que teoricamente não existe energia em um terremoto capaz de superar esta marca.
Até hoje, o maior terremoto ocorrido na história foi de 9.5 graus e ocorreu no Chile, em 1960.

Consequencias dos choque de placas

Convergência –  ocorre quando duas placas tectônicas se colidem e uma fica com a borda embaixo da outra. Causa diretamente o afastamento dessa placa (que está com a borda para baixo) das demais placas, causando elevações e relevos ou aclives.

Afastamento – ocorre quando duas placas se distanciam e o espaço entre elas é preenchido com os sedimentos dos oriundos do material fluído do manto terrestre.

Colisão – quando uma placa se choca com a outra. Esse movimento causa imensos relevos entre as duas placas, os quais costumamos de chamar cadeias montanhosas e cordilheiras. A região dos Andes é um exemplo desse fenômeno.

Deslizamento –  ocorre quando uma placa desliza sobre a outra. Esse fenômeno é responsável pelos abalos sísmicos como terremotos.

Fonte: http://www.dicasfree.com/movimentos-das-placas-tectonicas-e-suas-consequencias/#ixzz2wHZ8YLLq

  • TSUNAMIS



  • TERREMOTOS



  • VULCÕES EM ERUPÇÃO



terça-feira, 11 de março de 2014

Astronomia

Astronomia



A Astronomia é uma ciência que que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas e cometas),  e fenômenos da atmosfera da terra, dessenvolvimento do universo, com o uso de naves espacias e satélites artificiais.



A astronomia é uma das mais antigas ciências culturas e pré-históricas, deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como os Menires.
Menires são pedras, erigido por diferentes culturas e em diferentes períodos, da pré-história ao século 19. Originalmente, eles eram usados ​​para fins cerimoniais e religiosas, funerais e para a demarcação de território. 






Radiação Cósmica 

É uma radiação eletromagnética, que foi descoberta por Arno Penzias e Robert Wilson em 1965. A radiação cósmica apresenta um aspecto térmico, uma radiação que preenche todo o universo. Tem frequência de Pico de 160,4 Hhz , que corresponde a um comprimento de onda de 1,9 mm. O ruído que provocado por essa radiação esta presente em cerca de 1% no funcionamento dos nossos aparelhos elétricos.
              
                      Funcionamento de telescópios

O telescópio foi criado por Hans Lippershey.O telescópio é um equipamento incrivel, tem a capacidade de fazer com que objetos distantes pareçam muito mais próximos. O poder de ampliação de um telescópio, e sua capacidade de aumentar uma imagem, depende da combinação de lentes utilizadas. A ocular é que realiza essa ampliação. A ampliação pode ser atingida por quase qualquer telescópio usando oculares diferentes, a abertura acaba sendo uma característica mais importante de qualquer ampliação.
 Os telescópios mais conhecidos são :

 O Telescópio refrator com lentes de vidro, e o telescópio que usa espelhos em vez de lentes de vidro.
Evolução dos telescópios :




Rádio Frequência

Ondas de rádio são radiações eletromagnéticas com comprimento de ondas maior e frequência menor do que a radiação infravermelha. São usadas para a comunicação em rádio amadores, radiofusão (rádio e televisão), telefonia móvel. Nesta também estão incluidas as ondas do tipo VHF e UHF. Um dos vários tipos de onda, as ondas hertzianas são popularmente conhecidas como ondas de rádio-frequência. Usadas em comunicação terrestre, via satélite, difusão de televisão e rádio.

segunda-feira, 10 de março de 2014

 Acústica

fontes Sonoras

Os instrumentos musicais e nosso aparelho fonador são exemplos de fontes sonoras. Estas produzem vibrações que são transmitidas as moléculas do meio, resultando assim em uma onda de pressão que se propaga.
Quando essa onda atinge o ouvido, o tímpano vibra e envia impulsos ao cérebro, produzindo a sensação sonora.

O diapasão, que é um instrumento utilizado para afinar instrumentos musicais, é um bom instrumento sonoro. Posto a vibrar por um golpe de martelo de borracha, suas hastes emitem determinada nota musical:
 
O meio mais comum de propagação do som é o ar, mas ele também se propaga em outros meios como o gás e sólidos e líquidos.  

Velocidade de Propagação do Som

velocidade do som pode ser obtida da seguinte forma:
Como o som se propaga através de moléculas, sua velocidade depende do meio de propagação, havendo influência da temperatura que este apresenta. A propagação é mais rápida quanto maior for a temperatura do meio.
A mudança de temperatura provoca alteração na velocidade e desvio na direção de propagação das ondas sonoras.

É importante lembrar que o som não se propaga no vácuo, porque aí não há moléculas.


Qualidade do som
Uma música pode ser cantada em “duas vozes”, dependendo da altura das notas musicais emitidas pelos cantores.

Um som pode ser fraco ou forte, de acordo com sua intensidade, ou seu volume.

Altura
Esta qualidade depende da frequência f do som e indica se ele é grave ou agudo – quanto maior a frequência, mais agudo é o som, quanto menor a frequência mais grave é o som.

 
Intensidade ou volume
Qualidade que depende da amplitude do som e permite distingui-lo como forte ou fraco.

isolantes acústicos
 
O isolamento acústico se define pela capacidade que certos materiais tem de conseguir impedir que uma onda sonora passe de um ambiente para outro. Os materiais mais usados para obtenção desta propriedade são os materiais pesados, como por exemplo, concreto, chumbo, vidro, entre outros.

 Isolantes acústicos são materiais que possuem a capacidade de bloquear um som ou ruído de um ambiente para outro. Logo abaixo, segue alguns exemplos deste tipo de material e suas respectivas descrições.

Minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente.
Diminui o nível de reverberação.

Ultrassom e Infrassom
Um som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ser humano normal médio consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20Hz a 20.000Hz aproximadamente. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ultrassons e abaixo dele, infrassons.

Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber.
Alguns animais, como o cão, o golfinho e o morcego, têm um limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano e podem, assim, ouvir ultrassons. Existem "apitos" especiais nestas frequências que servem a estes princípios.
Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, portanto abaixo da faixa audível do ouvido humano.
Ondas infrassônicas podem se propagar por longas distâncias, pois são menos sujeitas às perturbações ou interferências que as de frequências mais altas.
Infrassons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. Os elefantes são capazes de emitir infrassons que podem ser detectados a uma distância de 2 km.
Física acústica
 
A física acústica investiga a forma como a energia sonora se transmite através dos meios materiais de propagação, seus efeitos e interações com os meios sólido, líquido, gasoso e plasma.
No espaço livre, a intensidade de energia da onda diminui na medida em que ela se afasta da fonte sonora. Quando é dobrada a distância entre a fonte e o receptor, a intensidade do som cai 6 dB em campo livre e considerando uma fonte pontual e 3 dB considerando uma fonte de linha sobre um plano refletor. Uma fonte sonora produz variações de pressão no ar, diminuindo sua densidade, comprimindo-o numa onda progressiva, cujo formato esférico se move à velocidade de 340 m/s.
Numa sala fechada, a onda sonora é refletida várias vezes pelas paredes, teto, soalho e a intensidade fica mais ou menos invariável (exceto, junto da fonte sonora, onde é maior).
Otto von Guericke, em 1650, provou que o som não se propaga no vácuo.
Jakob I. Bernouilli e Leonhard Euler, no século XIX demonstraram que ao vibrarem hastes metálicas, foi possível determinar variações de velocidades do som em diferentes meios físicos.
Os fenômenos físicos relacionados à acústica são a ressonância e o Efeito Doppler.


domingo, 9 de março de 2014

Radioatividade



O que é Radioatividade:



Radioatividade é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que pode acontecer de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.Alguns átomos como os do urânio, rádio ou tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração nuclear) e o núcleo começa a perder partículas alfa, beta ou raios gama.

(retirado do site: http://www.significados.com.br/radioatividade/)

Radioatividade na medicina:






A radioatividade tem larga aplicação em nossa sociedade; portanto, na medicina não poderia ser diferente. A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.


Na medicina, é comum introduzir no organismo de alguns pacientes radioisótopos artificiais, denominados radiotraçadores. Eles recebem esse nome porque, ao serem transportados pelo corpo da pessoa, emitem radiações que permitem seu monitoramento, sabendo por onde passaram e onde se depositaram. Isso permite que o radiologista faça um mapeamento de órgãos.


Um exemplo de radioisótopo é o iodo-131 que é usado no tratamento de câncer de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, suas radiações gama destroem as células cancerígenas. Abaixo temos um quadro com exemplos de outros radioisótopos e sua utilização na medicina:






Além disso, é possível produzir imagens para os médicos analisarem, pois as radiações beta e gama incidem sobre filmes fotográficos. As imagens também são geradas por radioisótopos emissores de pósitrons e assim é possível detectar se a lesão em questão é benigna ou maligna.


Um tomógrafo usado para esse fim é o PET, sigla que vem do inglês, pósitron emission tomography, isto é, Tomografia por Emissão de Pósitron. O paciente submetido a esse exame recebe uma injeção com radioisótopo emissor de pósitron ligado a uma molécula que tem afinidade com o órgão do paciente que será estudado. Normalmente o radioisótopo utilizado é o flúor-18 com período de meia-vida de apenas 108 min. Ao redor do paciente estarão detectores de radiação que detectarão a emissão de ondas eletromagnéticas dos pósitrons que colidem com os elétrons. Dessa forma, o órgão é mapeado.


É claro que para cada caso deve haver uma avaliação médica criteriosa que decidirá se o benefício será maior que o risco, visto que a radiação também pode danificar células boas.



(retirado de: http://www.mundoeducacao.com/quimica/aplicacao-radioatividade-na-medicina.htm)

Riscos da Radioatividade


Bem, diariamente estamos expostos a radiação, sendo a maior parte proveniente da natureza como os raios cósmicos ou da produzida pelo homem, como alguns exames médicos ou assistir a televisão. Em valores, o homem recebe anualmente 2 a 3 milisieverts (mSv) por ano de radiação.


Veja a figura para ter uma noção dos níveis de radiação a que estamos expostos, e os seus efeitos.





Fonte: uol.com.br, the Guardian e Radiologyinfo.org -


(Fonte:http://www.mundosemdor.com.br/risco-da-radioatividade-2/)

Efeitos Biológicos da Radiação


Os efeitos decorrentes do uso das radiações ionizantes sobre o organismo varia de dezenas de minutos até dezenas de anos, dependendo dos sintomas. As alterações químicas provocadas pela radiação podem afetar uma célula de várias maneiras, resultando em: morte prematura, impedimento ou retardo de divisão celular ou modificação permanente que é passada para as células de gerações posteriores.


Efeitos estocásticos


São efeitos em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o câncer.


Efeitos determinísticos

São efeitos causados por irradiação total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular não compensado pela reposição ou reparo, com prejuízos detectáveis no funcionamento do tecido ou órgão. 

Exemplos de efeitos determinísticos na pele, são: eritema e descamação seca para dose entre 3 e 5 Gy, com sintomas aparecendo após 3 semanas; decamação úmida acima de 20Gy, com bolhas após 4 semanas; necrose para dose acima de 50Gy, após 3 semanas. Como outros exemplos citamos como efeitos determinísticos, a esterilidade temporária ou permanente, a opacidade das lentes, catarata, e depressão do tecido hematopoiético para exposições única e fracionada.




Efeitos somáticos

Surgem do dano nas células do corpo e o efeito aparece ns própria pessoa irradiada. Dependem da dose absorvida, da taxa de absorção da energia da radiação, da região e da área do corpo irradiada.


Efeitos genéticos ou hereditários

São efeitos que surgem no descendente da pessoa irradiada, como resultado do dano produzido pela radiação em células dos órgãos reprodutores, as gônadas. Tem caráter cumulativo e independe da taxa de absorção da dose.


Efeitos imediatos e tardios

Os primeiros efeitos biológicos causados pela radiação, que ocorrem num período de poucas horas até algumas semanas após a exposição, são denominados de efeitos imediatos, como por exemplo, a radiodermite. Os que aparecem depois de anos ou mesmo décadas, são chamados de efeitos retardados ou tardios, como por exemplo o câncer.
Se as doses forem muito altas, predominam os efeitos imediatos, e as lesões serão severas ou até letais. Para doses intermediárias, predominam os efeitos imediatos com grau de severidade menor, e não necessariamente permanentes. Poderá haver, entretanto, uma probabilidade grande de lesões severas a longo prazo. Para doses baixas, não haverá efeitos imediatos, mas há possibilidade de lesões a longo prazo.
Os efeitos retardados, principalmente o câncer, complicam bastante a implantação de critérios de segurança no trabalho com radiações ionizantes. Não é possível, por enquanto, usar critérios clínicos porque, quando aparecem os sintomas, o grau de dano causado já pode ser severo, irreparável e até letal. Por enquanto, utilizam-se hipóteses estabelecidas sobre critérios físicos, extrapolações matemáticas e comportamentos estatísticos.



(Fonte:http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=824)

Acidentes Radiológicos

O acidente nuclear de Chernobyl: ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclearde Chernobyl na Ucrânia (então parte daUnião Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia eReino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.

(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil)



O acidente radiológico de Goiânia:amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no Setor Central de Goiânia, no estado de Goiás . Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete, onde o menor valor corresponde a um desvio, sem significação para segurança, enquanto no outro extremo estão localizados os acidentes graves .

O instrumento foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares
(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2ni 
 

 Matheus Filipe De Holanda Paiva

 Andreza Oliveira Soares
 Julie Silva
 Lucas Rodrigues Ribeiro
 Marília Brito De Sousa
 Matheus Queiroz Melo

sábado, 8 de março de 2014

MEDICINA



            ''Ondas na Medicina''

*Estética *
  • As Ondas  na medicina não meche realmente só com a saúde é também  estética da  beleza  
  • A Ondulatória, nos dias atuais, é de suma importância para a Medicina, como auxiliar no formulação de Diagnósticos das Enfermidades. Também ela pode ser usada para o tratamento de doenças, através da radioterapia. Atualmente o diagnóstico de doenças, estão sendo efetuados através de aparelhos bastantes sofisticados, que fornecem os seus resultados por imagens formadas através da emissão de raios, compostos por ondas eletromagnéticas.

Ondas Eletromagnéticas




As ondas eletromagnéticas podem ser longas (exemplo: ondas de rádio) ou curtas (exemplo: ondas de raios gama). Uma parte delas, chamada rádio freqüência, difere-se do restante pois é capaz de movimentar partículas ionizadas. Essa característica é usada em transmissão de ondas que criam uma corrente de elétrons. Como exemplo prático podemos citar a utilização das ondas nos aparelhos utilizados em tratamentos estéticos por muitas pessoas no mundo inteiro.
O resultado da energia eletromagnética no corpo humano submete-se a freqüência aplicada. Quando a freqüência é baixa provoca convulsão muscular que é utilizada, por exemplo, no desfibrilador elétrico. Já nas freqüências mais altas induz corrente que provoca aquecimento nos tecidos que entram em contato com o eletrodo e é usada, por exemplo, no bisturi elétrico. Nas altas freqüências causa polarização e oscilação das moléculas de água que transforma a energia eletromagnética em calor e é utilizada com a finalidade de aquecer e remover dores musculares, sinusites, etc.

Ultrassom






Com o objetivo de eliminar a maior inimiga das mulheres, a celulite, e reduzir as gordurinhas, esse aparelho emite ondas vibratórias de forma contínua ou pulsada através de um aparelho digital microcontrolado que atinge as camadas mais profundas até dissolver os nódulos celulíticos e gordurosos. Com o aumento da agitação molecular provoca uma alteração da permeabilidade da membrana celção esportiva.
ular, favorecendo a troca de fluídos entre os meios intra e extracelular. Também é indicado para fisioterapia e reabilita


Remoção de Tatuagens



Com a aplicação do laser, as tatuagens nos dias atuais podem ser removidas. O laser é o método preferido para remover tatuagens profissionais ou mesmo as amadoras. Nesse processo, utiliza-se lasers de diferentes cores, para diversos tipos de colorações da tintura utilizada nas tatuagens. Seu funcionamento baseia-se no fato da tinta absorver seletivamente a luz do laser, onde os fragmentos são quebrados suficientemente para serem removidos pelo sistema imunológico do corpo. A maioria dos pigmentos absorvem bem a luz do laser, porém é muito raro obter uma remoção completa após um único tratamento. Normalmente são utilizadas de quatro a seis sessões intercaladas num intervalo de alguns meses para a completa remoção. Porém as tatuagens amadoras não necessitam de tantas sessões, pois possuem uma concentração mais alta de pigmentos e uma menor penetração nas camadas interiores à pele.


*Saúde*
  • O tempo está passando e cada vez mais , as coisas estão evoluindo   então isso significa que a medicina     também está tendo suas evoluções , e uma das forma usadas nas grandes partes de exames ou tratamentos são as ondas , vejamos ...




Nessa foto acima está sendo realizado um exame de sangue  que  no caso, não haverá necessidade de      agulhas no procedimento do exame, revelando o resultado ao medico em poucos minutos, em tempo real  pois quando conectado a pele é realizado o exame .


-Radioterapia :

A radioterapia é  um tratamento no qual se utiliza radiação ionizante para destruir, eliminar ou impedir  que as células de um tumor aumentem seu tamanho.

Existe 2  tipos de Radioterapia.


Externa: onde as radiações são emitidas através de aparelhos que ficam afastados do paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.


Interna: onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamada Radioterapia de Contato ou Braquiterapia.



 Então, despertou  uma grande curiosidade sobre como é feito todo processo? Porque eu  fiquei muito curiosa para sabe  como é feito. Não sei vocês mais fui atrás é achei incrível ,vamos ver um vídeo pra tira todas as  nossas  curiosidades  .


Bem,na parte da medicina, vou informar um pouco sobre a tecnologia na terapia na área da ortopedia e sobre radioterapia.  


Terapia por ondas de choque.

Através do aperfeiçoamento tecnológico e de pesquisas, foram desenvolvidos equipamentos específicos para o uso das Ondas de Choque na área da Ortopedia. Entre esses equipamentos destacam-se o Ossatron, o Reflectron e o Evotron, fabricados pela empresa Suíça . São equipamentos de alta performance e de praticidade em seu manuseio.

 evotron

swiss doloscast

Indicações

Para pacientes que já fizeram vários tratamentos (fisioterapia, infiltração, acupuntura, medicamentos analgésicos e anti-flamatórios) e não conseguiram curar sua doença ou cujo passo seguinte seria a cirurgia.

Esta é uma indicação segura e efetiva para:
- Fascite plantar (esporão de calcâneo)
- Tendinite de ombro
- Tendinite calcificada do ombro (bursite)
- Epicondilite (cotovelo de tenista)
- Bursite do grande trocanter do quadril
- Tendinite do Aquiles e do patelar
- Tendinite calcificada do Aquiles
O que acontece se no meu caso a TOC não funcionar?
Não há nenhuma piora em relação ao estado inicial.
Não existem efeitos colaterais.
Contra-indicações
- Gravidez;
- Marca passo;
- Doenças de coagulação;
- Infiltração com corticoesteroide nas últimas seis semanas;
- Casos agudos que ainda não realizaram outros tratamentos anteriormente.

A terapia 
O que é TOC?A terapia por ondas de choque é realizada através de ondas sonoras de alta energia que são focadas na região a ser tratada e através de sua pressão realiza quebra de calcificações, melhorando a circulação local e curando as inflamações.
Tratamento Realizado em consultório com anestesia local, por ortopedista experiente. Leva de 20 a 30 minutos e o paciente volta a sua atividade normalmente.
• Pode ser realizado em uma ou no máximo tres aplicaçoes, com intervalo de dois meses.

 A terapia por ondas de choque tem bons resultados de 70% a 90%, em 90% dos casos com uma só aplicação.
Não sendo alcançado o exito desejado pode ser realizada a segunda ou a terceira aplicaçao.
• Poderá acontecer na primeira semana dor local que cede com medicaçao analgésica comum.
• São feitas revisões com uma, três, seis e doze semanas.
Vantagens
• Não invasivo: ausencia de qualquer introdução de material no local da doença
e sem ferimento;
• Usa anestesia local e não necessita internação;
• Caso seja necessário pode ser realizada uma segunda ou terceira aplicação;
• Custo menor que qualquer cirurgia ou outros tipos de tratamentos repetitivos diários ou semanais.


sexta-feira, 7 de março de 2014

retirado do site:http://www.infoescola.com/fisica/acustica/

Acústica


Acústica é a área da física que estuda o som. Para entender melhor precisamos relembrar alguns conceitos:
Onda: é a variação de período de uma grandeza física.


A onda é composta por:


Crista: Ponto alto, o topo da onda.
Vale: Ponto de menor intensidade da onda. 
Nível Médio: Pontos entres os vales e as cristas.
Amplitude: A distancia entre a crista ou o vale e o nível médio.
Comprimento de onda: A distancia entre as cristas consecutivas ou dois vales consecutivos.
período:O tempo que o movimento de um corpo leva para se repetir,medido em segundos(s).
 frequência: é quantas vezes uma oscilação se repete por unidade de tempo, medida em Hertz(Hz).

O som é uma onda mecânica  que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.
Abaixo de 16Hz temos os infra-sons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração, etc.
Acima de 20kHz estão os ultra-sons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos...), sonares, aparelhos médicos e industriais.
Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por:
  • Cordas vibrantes como violão o  piano, as cordas vocais etc.
  • Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.
  • Membranas e placas vibrantes tal como o tambor
  • Hastes vibrantes como o diapasão, triangulo, etc.



Podemos caracterizar os sons a partir de sua:


Intensidade: está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).
Altura: está relacionada com a freqüência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes frequências sonoras produzidas por um instrumento.
Timbre:corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes.
A velocidade do som  no ar é de 340 m/s. A fórmula que relaciona velocidade, amplitude e frequência sonora é:
V = λ . f.








x

quinta-feira, 6 de março de 2014

Telecomunicações

O QUE É TELECOMUNICAÇÕES?

As telecomunicações constituem um ramo da engenharia elétrica que contempla o projeto, a implantação e a manutenção dos sistemas de comunicações. A principal finalidade das telecomunicações é suprir a necessidade humana de se comunicar à distância. É comum o prefixo tele ser omitido e, com isto, usar-se a palavra comunicações.

A priori, todas as informações recebidas geram uma resposta do destinatário ou pelo menos uma confirmação de recebimento. Por este motivo, a palavra é sempre grafada no plural: telecomunicações.

(Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecomunica%C3%A7%C3%B5es)



A história da telecomunicação.

Telecomunicação significa transmissão a longa distância, seja ela for por voz, ou por sinais elétronicos.


TELÉGRAFO

A primeira grande inveção da história, foi o telégrafo, inventado por Samuel Morse, no ano de 1840. O telégrafo foi o principal meio de comunicação, antes do telefone. ele era um transmissor que transmitia dados de longa distância em códigos, pra que fossem mais rápido as transmissões. O objetivo era transmitir mensagens, em grandes distâncias. O telégrafo foi o unico meio de comunicação a longa distância nos séculos XIX e o começo do século XX, ele foi muito utilizado por governos, indústrias, etc...




INVENÇÃO DO TELEFONE

O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. Sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos


Telefone de 1906
Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar). Bell tinha a intenção de aperfeiçoar seu “telégrafo harmônico”, aparelho com o qual pretendia transmitir em código Morse de seis a oito mensagens simultâneas. Foi assim que Graham Bell chegou àquela oficina, procurando suporte tecnológico para sua invenção, e começou a trabalhar com Watson. Mais adiante, Bell disse a Watson estas palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.” Esta foi a chave do invento que viria a se chamar telefone.
Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares.







MICROONDAS

As micro-ondas (pré-AO 1990: microondas) são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.
Nota: acima dos 300 GHz, a absorção da radiação eletromagnética pela atmosfera da Terra é tão grande que a atmosfera é praticamente opaca para as frequências mais altas, até que se torna novamente transparente na, assim chamada, "janela" do infravermelho até a luz visível.


Um forno de micro-ondas usa um gerador de micro-ondas do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz para cozinhar os alimentos. As micro-ondas cozinham os alimentos, fazendo com que as moléculas de água e outras substâncias presentes nos alimentos vibrem. Esta vibração cria um calor que aquece o alimento. Já que a maior parte dos alimentos orgânicos é composta de água, este processo os cozinha facilmente.



RAIOS ULTRAVIOLETA


A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.
A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).
No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.
As faixas de radiação não são exatas. Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.
Seu efeito bactericida a torna utilizável em dispositivos que mantêm a assepsia de certos estabelecimentos.
Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos. Também é utilizada para apagar dados escritos em uma memória eletrônica EPROM.
Muitas substâncias, quando expostas à radiação UV, se comportam de modo diferente de  quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescentes. Este fenômeno se dá pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. Ao retornar a seus níveis normais (níveis de energia), o excesso de energia é reemitido sob a forma de luz visíalizar      

RAIOS X                                                                                                                                                

Comprimento de onda: 1 nm a 5 pm
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ångström (5 pm) até dezenas de ångström (1 nm).
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen.
A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.



Uso excessivo do computador pode causar sérios problemas

É cada vez mais comum crianças em idade pré-escolar já usarem o computador. Os pais e irmãos mais velhos usam, sendo automático o uso pela criança pequena, movida pela imitação e curiosidade natural. Torna-se um brinquedo simplesmente irresistível para uma criança, mas é necessário avaliar essa interação.
 Equilíbrio no uso do tempo e bom senso na seleção das matérias, parecem ser os principais aspectos a serem observados e trabalhados junto aos filhos.

Dados de uma pesquisa inédita sobre segurança na internet mostram que 53% das crianças e dos jovens tiveram contato com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade na web.
Os sites de relacionamento são os mais acessados pelo público jovem, com 80% da preferência. A pesquisa revelou ainda que 64% dos jovens usam a internet no próprio quarto. “A criança se arrisca menos quando o computador é utilizado em área comum da casa”, afirmam orientadores educacionais e psicólogos.

Se os pais perceberem exageros, devem tentar desviar gentilmente as atividades da criança para outras coisas, entre elas as que envolvam movimento do corpo tais como a natação, ping-pong, caminhadas e esportes em geral.
É bom ficar de olho também no uso dos videogames, nas longas sessões de programas infantis de televisão pelos riscos que podem trazer à saúde ocular das crianças. Se observar algum sintoma de irritabilidade ou dificuldade da criança neste aspecto é indispensável uma consulta imediata para orientação de um oftalmologista, pois as crianças, na maioria das vezes, se acomodam a pouca distância dos aparelhos e isso pode interferir na saúde visual, além de provocar outros sintomas desagradáveis, entre eles, dores de cabeça constantes e a preguiça mental. Podem conseqüentemente prejudicar sensivelmente o rendimento escolar das crianças.

Os sintomas de alerta, que podem também atingir os adolescentes, são dores nas mãos e punhos, podendo afetar os tendões, fadiga, comportamento agressivo, cefaléia e dores no abdômen, na coluna e no tórax; e outras, como a obesidade, por falta de atividades físicas e excesso de alimentos, ou a anorexia, pelo desinteresse com as refeições.
Uma dica genérica aos pais é que imponham limites: no máximo duas horas diárias para uso do equipamento e dos videogames. Também devem orientar a criança quanto à postura correta, estimular descansos de dez minutos a cada hora de uso do computador - tomar um lanche na cozinha, ou fazer algum “favor” em outro cômodo da casa, ou mesmo fazendo exercícios de alongamento e relaxamento dos braços, punhos, mãos e colunas. Por isso, segundo psicólogos, é importante o “estabelecimento de um diálogo constante, com acompanhamento da navegação, sempre que possível.”